Certificação – Exame DP-203: Data Engineering on Microsoft Azure


Tempo de Leitura:

6–8 minutos

Olá, navegante dos dados!!! 📊

Hoje compartilho com vocês mais uma grande vitória em minha trajetória, onde obtive a certificação/título Azure Data Engineer Associate da Microsoft, realizando com sucesso o exame “DP-203: Data Engineering on Microsoft Azure”.

Ela consolida em mim, não apenas um passo, mas vários que dei para chegar onde estou hoje.
Quem me conhece de perto, bem de perto… sabe das minhas lutas diárias, sabe do quanto me esforço para dar o meu melhor em cada coisa que faço. Pois é como eu sempre digo: se eu não vencer pelo talento, eu vou conseguir vencer pelo esforço, pois dedicação não me falta. 👊👠

Abaixo eu trago alguns detalhes referente a certificação, como me preparei e minhas considerações sobre a prova.


O que o exame da DP-203 avalia?

Este exame da Microsoft é de nível intermediário, onde basicamente o seu foco é avaliar os conhecimentos do participante no quesito de conceitos e serviços relacionados a engenharia de dados no Azure.

Logo, é necessário ter conhecimentos sólidos de quais e como provisionar os principais recursos para armazenamento, integração, transformação e disponibilização dos dados; quais as melhores práticas e técnicas, seja referente a modelagem de dados, orquestração de pipelines, particionamento, monitoramento e otimização destes recursos para diferentes padrões de arquitetura com base nos requisitos dos negócios.

Habilidades medidas na DP-203

Clicando neste link, é possível analisar cada habilidade medida e os itens/serviços que estão relacionadas a cada uma delas (sugiro dar uma conferida no site, não vou adicionar aqui pra não ficar tão extenso). De modo simplificado, as habilidades seriam:

  • Projetar e implementar um armazenamento de dados (15 a 20%)
  • Desenvolver um processamento de dados (40 a 45%)
  • Proteger, monitorar e otimizar o armazenamento e o processamento de dados (30 a 35%)

Os principais serviços do Azure que caem no exame e estão listados pela Microsoft são:

  • Azure Data Factory
  • Azure Synapse Analytics
  • Azure Stream Analytics
  • Azure Event Hubs
  • Azure Data Lake Storage
  • Azure Databricks

As principais linguagens para análise e processamento dos dados são:

  • SQL
  • Python
  • Scala

Tópicos importantes sobre a certificação

  • O exame que você realiza para obter o título de “Azure Data Engineer Associate” chama-se “DP-203: Data Engineering on Microsoft Azure”;
  • Esta certificação possui uma renovação anual, ou seja, é válida por 1 ano, após isso é necessário realizar renovação da mesma;
  • Para realização desta prova você tem um tempo de 100 minutos + tempo da preparação;
  • Caso você não saiba, as certificações da Microsoft são supervisionadas, seja online ou presencialmente;
  • O exame está disponível em vários idiomas, mas se você é brasileiro, indico fazer em inglês porque em português as questões ficam um pouco confusas. Entretanto, no momento da prova, dá para rapidamente mudar a questão para inglês caso opte fazê-la em português;
  • No momento, a certificação custa $100 USD para quem for comprar baseado no preço do Brasil (às vezes é possível obter voucher de 100% ou 50% participando de eventos da Microsoft).

Como foi minha prova


Realizei a minha prova em casa pela modalidade on-line no dia 05/05/2024, iniciando o check-in por volta das 5:15h da manhã e iniciando a prova às 5:45h.
As perguntas da prova estavam muito bem relacionadas aos conceitos e serviços referente ao exame, principalmente aos tópicos de estudos listados no Microsoft Learn. Porém, de fato considero que foi uma prova difícil. Haviam perguntas muito parecidas onde às vezes mudavam apenas uma letra, então a atenção nos textos e interpretação foi fundamental. O que salvou muito em relações as questões, foi a minha experiência em diversos projetos que já atuei, provisionando os recursos e vivência do dia a dia.

Sobre os pontos que mais caíram em minha prova, foram perguntas relacionadas ao Azure Synapse Analytics, particionamento de dados, modelos de distribuição das tabelas (hash, round robin e replicated), configuração de cluster no Databricks, catalogação de dados no Purview, uso do Dynamic Data Masking e TDE, perguntas sobre utilização de SCD, integração do ADF com o Azure DevOps, triggers e alguns casos envolvendo a utilização do Data Flow. A grande maioria das perguntas foram voltadas para o SQL Dedicated Pool e seu funcionamento.
E sim, teve perguntas sobre o Stream Analytics e Event Hub, como qual janela de tempo (tumbling, hopping, sliding, session) utilizar para cada determinada situação, selecionar cada serviço para uma determinada atividade, etc… foram poucas e até tranquilas para responder. Porém, nessa parte foi o que mais foquei em meus estudos, pois até então não tive oportunidades de trabalhar em projetos reais com estes 2 serviços.

Alguns materiais de estudo para a DP-203

Abaixo eu deixo alguns itens que utilizei e me ajudaram bastante em meus estudos durante o período em que me preparei para a prova:

Sobre a avaliação prática para o exame

Para realizar este exame da DP-203, eu foquei em estudar mais os recursos que eu não utilizei ainda (ou pouco) no meu dia-a-dia trabalhando com Azure, como por exemplo o Azure Stream Analytics e Purview.
Um ponto que acho importante é tentar sempre fazer uma avaliação do conhecimento, após um X tempo de estudos. É possível realizar um teste prático no próprio site da Microsoft para ter uma ideia de como está o seu conhecimento e o que você precisa estudar mais.

Para realizar este exame da DP-203, eu fiz este simulado 3x em dias diferentes, ao decorrer dos estudos… onde a maioria das perguntas foram se repetindo entre elas. Porém, no dia do exame em si, apenas UMA pergunta foi parecida com uma dos simulados que fiz. Ou seja… se alguém pensar em fazer um DUMP, vai quebrar a cara. rsrs
E por falar em DUMP, não utilize… passar em certificação apenas “por passar”, para gerar um número a mais no currículo, uma hora pode te prejudicar. Afinal de contas, a certificação também serve para recrutadores terem uma ideia do nível de conhecimento que você tem. Então uma hora, a vida cobra e decorar respostas de questões não vai te ajudar em uma avaliação.


🎯 Considerações finais

Eu já estava a alguns meses para fazer este exame e conseguir a certificação, mas sempre alguma coisa acontecia e eu precisava adiá-la… mas finalmente saiu e ela foi um marco entre decisões que tive que tomar, desde o início do desejo em me tornar Engenheira de Dados Azure, de onde eu queria chegar, o que eu gostaria de aprender, o quanto tive que abdicar para ser quem eu sou hoje profissionalmente.
Agradeço demais ao Luiz Santana por ser meu mentor desde o início de minha jornada e sempre estar me incentivando a conquistar cada objetivo planejado.


Espero ter ajudado um pouco sobre a prova e claro, caso tenha alguma dúvida, sugestão, dica, qualquer feedback… deixa um comentário abaixo para que melhore ainda mais os conteúdos e/ou também traga algo que você deseja aprender!

Se você chegou até aqui, parabéns! Acabei de gerar mais dados na internet e, se você gostou, gere mais dados também curtindo e compartilhando este conteúdo. 😄

Sigam nossas redes sociais:

Avalie o nosso conteúdo:


Um comentário

Deixe um comentário