Tempo de Leitura:
Olá, navegante dos dados!!! ⛵📊
Você já se perguntou como os assistentes virtuais como a Siri ou a Alexa, os carros autônomos da Tesla, os algoritmos de recomendação de filmes da Netflix, reconhecimentos faciais, ChatGPT ou MidJouney funcionam? No artigo de hoje vamos entender um pouco sobre os segredos por trás da IA (Inteligência Artificial), onde vou explicar sobre ela de forma clara e objetiva. Tentei trazer alguns exemplos de como essa tecnologia está sendo muito utilizada em nosso dia a dia.
Vamos lá, navegar nesse conhecimento?
Sumário
🤖 O que é a Inteligência Artificial?
Imagine a IA como um sistema computacional que pode aprender com dados e, com base nesse aprendizado, tomar decisões com pouca ou nenhuma intervenção humana. Em outras palavras, é como dar a um computador a capacidade de pensar e agir de forma inteligente, com o objetivo de simular processos comuns a inteligência humana por meio de computadores e máquinas.
Para compreender melhor a IA ( de uma forma beeeeem simples ), pense nela como um assistente que aprende com cada tarefa que você lhe atribui. Quanto mais você interage com ele, mais habilidoso ele se torna em entender suas necessidades e fornecer respostas úteis.
💻 Como a IA Funciona?
A Inteligência Artificial funciona através da coleta de dados, treinamento com algoritmos de aprendizado de máquina, inferência para realizar tarefas específicas e, em muitos casos, um ciclo contínuo de feedback e ajustes.
Com isto, as IA’s conseguem então realizar processos que possibilitam a máquina não só a aprender, mas se adaptar e tomar decisões baseadas em… dados!
Pensando de forma mais prática… primeiramente é feita uma coleta de dados relevantes para uma tarefa desejada, a IA então é treinada com esses dados usando algoritmos de Machine Learning. Uma vez treinada, ela pode processar novos dados e fazer previsões, tomar decisões ou fornecer respostas. Depois disso tudo, podemos ainda utilizar um feedback contínuo, para que consigamos ajustar e melhorar o seu desempenho ao longo do tempo.
🧠 Subáreas da Inteligência Artificial
Podemos “dividir” a aplicação de IA em algumas subáreas, que seriam formas de utilização desta tecnologia. Algumas das principais subáreas da IA são:
MACHINE LEARNING
O Machine Learning (Aprendizado de Máquina) busca encontrar padrões nos dados, sendo treinados a partir de dados históricos, concentrando-se na utilização de algoritmos para “imitar” como os humanos aprendem e melhorar gradualmente a sua precisão e respostas ao longo do tempo. A partir desses padrões, é possível saber o que vai acontecer no futuro se determinado padrão acontecer.
Imagine uma pessoa que está aprendendo a fazer um bolo e ela nunca fez um bolo antes. Esta pessoa assiste um vídeo informando quais são os materiais necessários e algumas instruções. Na primeira vez que esta pessoa fizer um bolo, talvez ele não saia perfeito. Provavelmente a massa vai ficar um pouco crua ou queimada, talvez falte açúcar ou precisava de mais fermento para crescer… e a cada tentativa em fazer um novo bolo, irá ter um novo aprendizado. Depois, esta pessoa irá conseguir realizar bolos melhores, de forma bem natural, aprendendo como melhorar baseado em suas experiências. Isto acontece pelo que chamamos de “aprendizado por reforço” com Machine Learning, ou em outras palavras, o famoso “tentativa e erro”.

DEEP LEARNING
O Deep Learning (Aprendizado Profundo) é uma subárea do Machine Learning, que envolve redes neurais artificiais profundas, simulando o funcionamento do cérebro humano para processar dados. É muito conhecido pela capacidade de lidar com dados não estruturados (imagens, áudio, texto, etc…).
Para a utilização do Deep Learning, é necessário grandes conjuntos de dados para um treinamento eficaz. Quanto mais dados, melhor a capacidade do modelo de aprender e generalizar novas situações, onde conseguimos utilizá-las em muitos campos diferentes, que vou detalhar mais abaixo.
NLP
O Natural Language Processing (Linguagem de Processamento Natural) concentra-se na interação entre computadores e linguagem humana. Ela envolve o desenvolvimento de algoritmos e modelos que permitem aos computadores entender, interpretar e gerar texto ou fala em linguagem humana de maneira eficaz. Utilizamos a NLP em aplicações como chatbots, tradução automática, análise de sentimentos, resumo automático de texto, reconhecimento de fala e muito mais.
Enquanto a NLP se refere à compreensão e geração de linguagem natural, o Deep Learning é uma técnica que pode ser usada para aprimorar as capacidades dos sistemas de NLP, treinando os enormes conjuntos de dados de texto, imagens e ‘Voilà‘… é aqui que está o segredo desse “boom” de IA’s que estamos vendo surgir cada vez mais.
Com o NLP, é possível entender os prompts de usuários e gerar uma resposta relevante baseado no processamento e aprendizado realizado pelo Deep Learning, que aprendeu e identificou padrões na linguagem (como significado de palavras e relações). É isso que acontece com o ChatGPT, com o Bard, com o DALL-E, entre outros exemplos de IA que estão disponíveis no mercado.

🔍 Exemplos de aplicação da IA no mundo real
A Inteligência Artificial não se resume a “Chats Inteligentes” e “Geradores de Imagens”.
Abaixo eu deixo alguns exemplos de como a IA é aplicada atualmente em nosso dia a dia de outras formas. Muitas vezes ela é utilizada em algum local, de forma que nem percebemos (como é o exemplo de monitoramentos através de câmeras dentro de lojas, para saber a quantidade de pessoas que passaram por uma determinada porta).
- Assistentes Virtuais: Os assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon, usam IA para entender comandos de voz, processar linguagem natural e fornecer respostas úteis. Eles aprendem com cada interação, tornando-se mais precisos com o tempo. Também é possível conectar com outros objetos (TV’s, celulares, lâmpadas…) e utilizá-los de forma mais integrada.
- Carros Autônomos: Empresas como a Tesla estão desenvolvendo carros autônomos que usam IA para perceber o ambiente ao seu redor, tomar decisões de direção e evitar colisões. Eles usam sensores, câmeras e algoritmos de aprendizado profundo para operar de forma segura.
- Recomendações de Conteúdo: Plataformas de streaming como Netflix e sites de vendas como a Amazon, utilizam IA para analisar seu histórico de visualizações ou compras e sugerir conteúdo ou produtos com base em seus interesses e comportamentos passados. Também é muito utilizado no Instagram e no Youtube (por isso você sempre fica sem conseguir sair dos “reels”, rolando infinitamente).
- Diagnóstico Médico: O uso de IA em diagnósticos médicos, vem ajudando os profissionais de saúde a identificar doenças com mais precisão, analisando exames de imagem e dados clínicos.
- Visão Computacional: É muito utilizado na detecção de anomalias, monitoramento, identificação de objetos específicos (ou inspeções de qualidade), descrição de imagens, quantidade de entrada e saída de pessoas em um local, identificações faciais, mapa de calor, etc.
- Robótica: Envolve o uso de IA para desenvolver e controlar sistemas robóticos autônomos que possam realizar tarefas físicas e interagir com o ambiente.
E tudo isso é possível graças ao que?
– BIG DATA, meus amigos! 🤌
🎯 O que esperar do futuro?
A Inteligência Artificial está transformando nossa vida cotidiana, desde nosso consumo com entretenimento à forma como recebemos cuidados em nossa saúde. À medida que essa tecnologia continua a evoluir, podemos esperar ver mais inovações e aplicações empolgantes no futuro.
A IA não é apenas um conceito futurista, mas uma realidade que molda o presente.
As empresas precisam cada vez mais começar a adaptar-se com as tecnologias que envolvem o uso de IA, para conseguir ter um diferencial no mercado, na tomada de decisões e se manter frente à concorrência, pois ela pode ser aplicada em diferentes áreas, como por exemplo, análise de dados coletados de diferentes fontes da organização, transformando em conhecimento, previsões e geração de ações para melhoria contínua dentro da organização perante seus produtos, serviços e/ou setores.
Como eu sempre digo: os dados hoje em dia não são apenas “o novo petróleo”, eles são tudo de mais valioso que uma empresa tem. Se ela souber identificá-los, gerenciá-los e usar a seu favor, se tornará uma organização de grande referência no mercado perante aos seus concorrentes, utilizando-os com inteligência para reduzir seus custos e aumentar então o seu ROI.
Espero que tenham gostado do conteúdo e que este artigo tenha deixado um pouco mais claro o entendimento sobre o uso da IA. Esta tecnologia é, de fato, muito abrangente e ainda teria muito o que ser pesquisado e falado aqui… mas por hora, se você se interessa sobre o assunto, recomendo que busque mais fóruns, blogs e artigos mais específicos para se aprofundar ainda mais. 👋😊
Se você quer continuar conhecendo mais sobre a área de dados ou fortalecer seus conhecimentos, continue seguindo o blog, nossa página do Instagram e acompanhe os melhores conteúdos! 🎯
E claro, caso tenha alguma dúvida, sugestão, dica, qualquer feedback… deixa um comentário abaixo para que melhore ainda mais os conteúdos e/ou também traga algo que você deseja aprender!
Se você chegou até aqui, parabéns! Acabei de gerar mais dados na internet e, se você gostou, gere mais dados também curtindo e compartilhando este conteúdo. 😄
Sigam nossas redes sociais:
Avalie o nosso conteúdo: